O Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) tomou conta do mundo, causando pânico em empresas não conformes e causando muitas reuniões do conselho, enquanto os acionistas lutam para evitar a temida multa de 20 milhões de euros (US $ 23 milhões).
Desde o prazo de 25 de maio, a esfera de negócios ficou assustadoramente silenciosa no GDPR, enquanto a Europa aguarda as primeiras mega-multas . As regras mais rígidas de proteção de dados já chegaram para ficar – e elas estão causando um enorme impacto na forma como as empresas operam.
Estabelecendo bons hábitos de dados
O impacto do prazo do GDPR variará enormemente entre as empresas. Para empresas com métodos de processamento de dados já nítidos, o GDPR é simplesmente uma nova estrutura, atualizando as orientações de décadas. Para os piores criminosos, o regulamento forçou uma mudança drástica na forma como os produtos operam e na forma como os dados são usados para gerar lucros.
As estruturas internas de negócios estão mudando – o gerenciamento da nuvem aumentou e é necessário mais tempo para gerenciar essas ferramentas. Os sistemas em nuvem não são mais tratados simplesmente como ferramentas dispensáveis para trabalhar em colaboração, e os executivos estão reconhecendo a importância da manutenção regular.
Com possíveis multas à espreita no horizonte, as empresas estão percebendo a necessidade de usar modelos de gerenciamento de riscos para minimizar a chance de violação de dados. Embora a confiança do público sempre tenha sido um motivador, poucas coisas despertam motivação como a ameaça de uma multa paralisante.
As multas podem chegar a € 20 milhões ou 4% do faturamento global – o que for maior. Mesmo para pequenas violações de dados, é provável que as multas cheguem aos milhões, portanto, todas as empresas inteligentes estão reduzindo o risco atualizando seus hábitos de dados.
Os benefícios ocultos:
Para organizações com métodos inteligentes de processamento de dados já em vigor, o novo regulamento contém vários benefícios ocultos. A prestação de serviços de consultoria adicionais a clientes menos experientes oferece oportunidades promissoras.
O GDPR também é a oportunidade perfeita para executar uma limpeza de dados, para o minimalismo da área de trabalho que pode liberar espaço. Como o GDPR está alterando estruturas e operações internas de negócios, oferece a oportunidade de atualizar a eficiência dos negócios.
Operações limpas e organizadas sempre foram boas para o crescimento dos negócios – e agora as empresas podem mostrá-las para criar uma imagem pública confiável.
O custo econômico do GDPR
O GDPR vem com um preço – e isso vai além das multas consideráveis.
Surgiram preocupações sobre a sobrevivência das PME à luz de multas potencialmente prejudiciais aos negócios, em parte devido a uma escassez crônica de habilidades no campo da segurança cibernética.
Além das multas, os custos diários da operação sob o GDPR são significativos. Uma pesquisa da PwC conclui que 68% das organizações com sede nos EUA antecipam a conformidade com o GDPR custará de US $ 1 a US $ 10 milhões. Porém, os custos de implementação variam enormemente de acordo com o tamanho da empresa , o que significa que os esforços para conformidade devem ser acessíveis, independentemente do tamanho da empresa.
FONTE: https://www.hackread.com/gdpr-and-the-real-impact-on-business/